Procurar por:

BLEFAROPLASTIA – CIRURGIA PALPEBRAL

“O olhar pode transmitir, de forma particular, aspectos de personalidade e dos sentimentos de um indivíduo e pode modificar-se com o envelhecimento”

A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia das pálpebras teve início muito tempo atrás, 10º século – na Arábia com Avicenne. Desde então, diversos autores descreveram técnicas com a
mesma finalidade de melhorar a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas, preservando as funções. Atualmente, é uma das cirurgias mais realizadas.
As causas da deformidade palpebral são a hereditariedade e o envelhecimento. Alem disso, afecções alérgicas, doença renal crônica, afecções tireoidianas.
É provavelmente o mais procurado procedimento em cirurgia plástica.
A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

Remove o excesso de depósito de gordura que aparece como inchaço nas pálpebras; Pode ser realizada concomitantemente com cirurgia de rejuvenescimento facial.
As principais causas da flacidez palpebral são: alergias, doença renal crônica, alccolismo, hemangiomas, lipomatoses e envelhecimento.
Antes da cirurgia é importante:
Anammese – Investiga o objetivo, expectativa, cirurgias prévias na região, doenças crônicas, uso de drogas, e outras morbidades; Exame das pálpebras, e exames de todos os órgãos.
Palpebral: tipo de pele frouxa ou flácida, nódulos, dinâmica muscular( dificuldade em abrir o olho), posicionamento do supercílios.
Os supercílios exercem grande influência no resultado estético da região;
Avaliação oftalmológica e laboratorial

Cirurgias:
Pálpebra superior – O excesso cutâneo e as bolsas gordur0sas devem ser avaliadas e previamente marcadas; A ptose palpebral caracteriza-se pelo posicionamento abaixo de sua posição normal
Demarcação na pálpebra superior, que delimita o excesso de pele. Nesse tempo cirúrgico é removido gordura das bolsas palpebrais.

O fechamento é realizado com fios de Monylon 6-0. – Curativo simples com gaze umedecida em soro fisiológico gelado

Demarcação da pálpebra inferior – A cirurgia da pálpebra inferior visa remover o excesso de pele e rugas finas, além das bolsas gordurosas. Em caso de arqueamento da rima em decorrência da sua flacidez é  corrigida pela técnica de cantopexia externa.
O curativo é o mesmo aplicado na pálpebra superior; Normalmente, os pontos são removidos a partir do quarto dia de pós operação; Recomenda-se usar óculos escuro e evitar o sol; Além disso, recomenda-se fazer drenagem local pelo menos três vezes. Com o tempo, a região palpebral volta ao normal, agora rejuvenescida.
Complicações
Temporárias: edema, contratura cicatricial, olho seco, hematoma retrobulbar ( drenagem imediata)
Duradouras: assimetria, ectrópio, ptose palpebral
Raras:  enoftalmia e cegueira(0,04%).
Conclusão:
A blefaroplastia  devolve ao olhar uma aparecia jovial, vivaz, menos tensa e menos cansada. Atualmente, a blefaroplastia é uma cirurgia bem padronizada, apresentando variações que dependem dos casos específicos e traz, quase sempre, grande satisfação ao paciente.

Posso te ajudar?