Procurar por:

Abdominoplastia

Geralmente os pacientes procuram o cirurgião plástico por causa do acúmulo excessivo de tecido adiposo no ventre, estrias abdominais produzidas por rotura das fibras elásticas da pele em virtude da distensão progressiva do derma (obesidade, multíparas), diástase dos músculos reto-abdominais; emagrecimento após obesidade, produzindo flacidez abdominal;cicatrizes abdominais com ou sem hérnias abdominais; sequelas de queimaduras e de operações anteriores; deformidades da pele como cútis laxa.

TRANSFORMAÇÃO DA PAREDE DO ABDOME – a “deformação” abdominal segue orientação como mostrado no esquema abaixo: do umbigo para cima e para baixo.

As transformações corpóreas produzem vários tipos de abdômen , como exemplificados abaixo:

IMAGEM

A abdominoplastia pode ser realizada segundo dois tipos principais de incisão: Transversal e Longitudinal (âncora)

Tipos de abdômen frequentes

Previamente à cirurgia, é necessário:

Fazer exames de laboratório e avaliação médica
Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais
Parar de fumar bem antes da cirurgia (15 dias)
Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento – sete dias antes do dia da operação
Tirar fotos para seu prontuário médico
Discutir prováveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais
Ler e assinar o termo de consentimento informado

A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem terá de decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais da cirurgia são aceitáveis. O cirurgião plástico e/ou assistentes irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia.

Manter expectativa positiva

Associação com lipoaspiração

Cirurgia: Abdominoplastia, Dermolipectomia abdominal, 0peração de “barriga”

Procedimento em que se remove essencialmente o excesso de pele e gordura local, na maioria dos casos; Restaura o perfil abdominal tornando-o mais suave e tonificado.- “Ter um abdômen liso e tonificado é almejado por muitos. Nesse sentido, muitos buscam o abdome “bonito” através de exercício físico e controle de peso. No entanto, na maioria das vezes esse “sacrifício” não possibilita alcançar esse objetivo.

A solução é a abdominoplastia, um procedimento cirúrgico altamente individualizado, efeito duradouro, praticamente definitivo..

Sendo a abdominoplastia um ato cirúrgico, todos os prós e contras são discutidos durante a consulta. O passo seguinte é a avaliação física e laboratorial inclusive de imagem.

A espessura do panículo adiposo é determinante quanto a indicação de lipoaspiração, concomitante;.

A operação deixa cicatriz transversal, na maioria dos casos e longitudinal e transversal, cujo tamanho corresponde à largura do abdome; É procedimento que não impede uma gravidez, respeitando o tempo de no mínimo 12 meses; ( o Teste de gravidez é importante ser realizado antes do ato cirúrgico; As dores eventuais no pós operatório são sanadas tomando analgésicos; A cirurgia dura em média 3 horas e com internação de 24 horas; Sempre é usado drenos e a drenagem manual é obrigatória – sua retirada não é dolorosa; Normalmente, o banho é liberado 72 horas após; e o resultado final será de 12 a 18 meses; As vezes a cicatrização é larga ( tratada com corticoides ou com Radiação)Finalmente os riscos são inerentes ao ato cirúrgico.

Tipo de anestesia decidido com o anestesiologista

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa bloqueio neural e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Incisão

O procedimento completo da cirurgia de abdominoplastia requer uma incisão horizontal orientada na área entre a linha do púbis e umbigo. A forma e o comprimento da incisão serão determinados pelo grau de correção necessário. Através desta incisão, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados e aproximados, enquanto o excesso de gordura, e de pele são removidos. Uma segunda incisão, em torno do umbigo, para descolamento do retalho abdominal até apêndice xifóide para remover o excedente de pele abdominal.

A incisão pode ser transversal, estendendo-se entre as cristas dos ossos ilíaco, passando logo acima da sínfise púbica, ou longitudinal, mediana qual a ressecção da pele segue a mesma orientação.

Fechando as incisões

Após revisão cuidadosa da hemostasia é realizada o fechamento. -suturas das incisões-, geralmente com fios de mononylon ( diversos números). Deixa-se no local uma sonda de aspiração contínua (portovc), durante três a cinco dias,que será removida quando a drenagem sero-sanguínea for pequena, avaliada em 24 horas. Os pontos serão removidos dentro de sete a 10 dias após operação.

Durante 14 dias, aproximadamente, manter o corpo inclinado para frente e para dormir,o ideal é cama ortopédica, caso não elevar o tronco com travesseiro e as coxas elevadas também com travesseiros

Durante três meses, pelo menos, é necessário a manutenção de faixa abdominal.

Profilaxia – é prescrita antibiótico; e analgésico.

Resultados: O procedimento de abdominoplastia irá resultar em um contorno abdominal mais suave e tonificado, ficando mais proporcional com o seu tipo de corpo e peso. Os resultados finais podem ser inicialmente obscurecidos pelo inchaço e por sua incapacidade de ficar totalmente na vertical até que a cicatrização interna seja finalizada. Dentro de uma semana ou duas, você poderá 9

Complicações?

São possibilidades: infecção, necrose, seroma.

Evoluções indesejáveis: Cicatrização hipertrófica, Assimetria

Marque sua consulta agora mesmo!
Posso te ajudar?